As faces de um mundo grande e desencantado: uma visão psíquica do eu-lírico na poesia de Drummond
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2019n34p43-50Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade. Poema. Sujeito. Constituição psíquica. Mundo simbólicoResumo
Desde o eu-lírico fragmentado de Infância, passando pelas “Sete faces” da multiplicidade do sujeito, até o lacunar “Mundo Grande”, desenha-se uma visão psíquica do eu-poético encenado nos referidos poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Por isso, a partir dessa poética, neste artigo, faz-se uma leitura da impossibilidade da realização do “ser”, que se refugia em outra ordem para vencer o mundo. Nesse sentido, não existe, para esse eu-lírico, uma sensação de “bem-estar”, pois a existência incomoda, ou seja, não há respostas e solução aos seus questionamentos existenciais. O eu-lírico, então, se entrega à necessidade do “excesso”, do vício, para lidar com a “realidade”, o que denota a anormalidade do indivíduo e a sua (in) capacidade de “sublimação”.
Portanto, no presente artigo, será feita uma leitura dos referidos poemas com vistas a perceber a multiplicidade da personalidade do sujeito poético, o qual, numa tentativa de autoanálise, supera, por meio da arte, a dor de estar no mundo. Por fim, o eu-lírico vai delinear as marcas de suas referências, ou seja, daquilo que o constituiu como sujeito.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia.São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENVENISTE, G. Da subjetividade da Linguagem. In: Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
GOULART, Audemaro Taranto. Poética e gênese literária. In: Remate de males. Departamento de Teoria Literária IEL/UNICAMP, n.18 (1998), Campinas, 1998.
LIMA, Luiz (Org.). Persona e sujeito ficcional. In: Teoria da literatura em suas fontes, v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 955-987.
MEZER, Robert R. Psiquiatria Dinâmica. Tradução de Jurema Alcides Cunha. Porto Alegre: Globo, 1978.
PALMIER, Jean Michel. Lacan. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
SAID, Roberto. Nonada: Filosofia, Memória e Identidade em Drummond. In: ALETRIA: revista de estudos de literatura, v.18, dez 2008. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.