Letramento acadêmico: percurso da construção da identidade profissional docente em Letras-Português em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p167-184Palavras-chave:
Identidade profissional docente, Formação docente inicial, Letramento, Relato de experiência, Estágio SupervisionadoResumo
O presente artigo tem como finalidade realizar uma reflexão sobre o percurso da construção da identidade profissional docente no curso de Letras-Português, em formação inicial, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) campus Venda Nova do Imigrante - ES, relacionando esse percurso com a formação acadêmica e o Estágio Supervisionado nos anos finais. Diante disso, partimos da problematização: que docente em Letras-Português o Ifes Campus Venda Nova do Imigrante espera formar? Para isso, discutimos à luz da fundamentação teórica baseada em Pimenta e Lima (2017), Gatti (2016), Benevides (2006), Hall (2003), Bauman (1998,2005), Nóvoa (1988), Fischer (2007), Marcelo (2009), Volochinov (2003) e Bakthin (2003), isto é, partiu-se de reflexões sobre construção da identidade docente em formação inicial e humanização do Curso de Licenciatura em Letras-Português em uma instituição tecnicista. Como percurso metodológico, realizou-se um acompanhamento dos relatos de experiências dos acadêmicos, foram selecionados dois relatos de experiência sobre o percurso do Estágio Supervisionado nos anos finais. Por fim, concluiu-se que para que haja um processo formativo eficaz, espera-se um acompanhamento sistematizado do professor-orientador, professor-tutor e acadêmicos a fim de que possam iniciar um percurso de identidade profissional docente.
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