Escrita Científica, Niklas Luhmann, Jürgen Schriewer, Educação Comparada: uma intersecção pelo Zettelkasten
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p202-213Palavras-chave:
Escrita científica, Luhmann, Zettelkasten, Educação ComparadaResumo
O texto deste artigo teórico tem como tema central uma intersecção que surgiu a partir de reflexões acerca da escrita científica. Escrever é a maneira pela qual a Ciência é temporariamente objetivada. O sociólogo alemão Niklas Luhmann ficou conhecido pelas suas muitas publicações, de cunho interdisciplinar. Constatamos que ele desenvolveu um método de encaminhar e articular ideias, denominado Zettelkasten (caixa de bilhetes/cartões). Esta constatação se deu pela busca de informações a respeito do Wissenschaftliches Schreiben – escrita científica, em alemão. Luhmann é muito citado por Jürgen Schriewer, teórico-referência da Educação Comparada, teoria na qual a nossa pesquisa de tese encontra-se arraigada. A teoria da Educação Comparada aborda – comparativamente – países e pode, igualmente, realizar microanálises num país específico. Comparar é algo inerente ao pensar a Ciência. O método do Zettelkasten pode ser uma alternativa para publicações acadêmico-científicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.