A escrita acadêmica e a construção da alteridade e da heterogeneidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p142-166Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Modos do dizer/escrever, Alteridade, Heterogeneidade, DialogicidadeResumo
Este trabalho configura um exercício de escrita teórica – descritiva/interpretativa – sobre os principais conceitos que referendam os estudos acerca da alteridade, da heterogeneidade e do dialogismo, no campo da construção dos modos do dizer na/da escrita acadêmica – gênero articular. Compreender o ato de escrever em direção ao outro, conforme Amorim (2004), coloca-nos frente aos estudos desenvolvidos por Authier-Revuz (1998), Benveniste (1989), Bakhtin/Volochinov (2006), Orlandi (1992), e às pesquisas sobre a escrita comumente solicitada nos cursos de graduação, nas perspectivas tomadas por Mello (2020), Assis (2018), Rodrigues e Silva (2019), e Fischer (2007). As reflexões recaem sobre o processo de escrita do artigo acadêmico, seus atravessamentos, condições de produção e apresentam uma interpretação das formas-tipos elaboradas por Autiher-Revuz, quando a autora parece eleger alguns elementos dos quais nos valeremos para pensar uma dinâmica metodológica passível de aplicação à análise de textos acadêmicos que, dentro do quadro conceitual, são assumidos aqui como fundantes.
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