Polifonia e argumentação em “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, à luz de Ducrot
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p155-174Palavras-chave:
Teoria da argumentação na língua, Polifonia, Enunciado, TopoiResumo
Com base na Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e colaboradores, especificamente a Teoria Polifônica da Enunciação e a Teoria dos Topoi, este trabalho analisa o artigo de opinião “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, de Mariana Barreto, publicado no “GGN: o jornal para todos os brasis”. O artigo, além de ser uma revisão bibliográfica, faz a análise empírica de um artigo de opinião. Como metodologia, apresentamos breve percurso feito por Ducrot e colaboradores para construir essa teoria que orienta o desenvolvimento das pesquisas em Semântica Argumentativa, com ênfase naqueles que dizem respeito ao recorte feito neste trabalho: argumentação, polifonia, enunciado e topoi. Ao final, consideramos, por meio da análise que empreendemos, ser possível tanto para os professores quanto para os alunos o entendimento de como se dá o processo de construção de sentido na língua, bem como das estratégias argumentativas por meio da polifonia, do enunciado – locutor e enunciador(es) – e da teoria dos topoi.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.