Rap e literatura:
uma perspectiva dialógico-discursiva na releitura do poema “O navio negreiro”
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p175-196Palavras-chave:
Texto, Discurso, Dialogismo, Interacionismo sociodiscursivo, SignoResumo
Este trabalho visa a explicitar algumas reflexões, sob o ponto de vista do interacionismo sociodiscursivo (ISD), a partir de uma análise teórico-interpretativa do gênero musical RAP enquanto atividade de expressão com foco nas interações sociais. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo apresentar a releitura do poema Navio Negreiro, de Castro Alves, a partir da música do rapper Slim Rimografia, numa perspectiva social da linguagem como atividade de interação social. Para tanto, busca-se trazer conceitos relevantes como texto e gênero, presentes nos estudos do ISD, bem como a relação dialógica que se estabelece no estilo musical RAP.... Assim, partindo do pressuposto de que a abordagem de base sociointeracionista é um dos caminhos possíveis para esta análise, torna-se válido destacar como as formações discursivas podem ressignificar a literatura e fortalecer o campo das ideias de que a construção do processo de interação pode ocupar uma territorialidade discursiva capaz de dialogar com diferentes gêneros textuais. O RAP em questão retrata aspectos sócio-históricos da cultura afro-brasileira e, por isso, pode ser entendido como prática de discurso capaz de transitar em várias linguagens, atualizando, assim, o texto poético. Para tanto, a fim de assinalar as especificidades desse objeto de estudo e suas formas materiais produzidas e postas em circulação nas esferas sociais do mundo contemporâneo, serão utilizadas abordagens sociointeracionistas e discursivo-dialógicas presentes nos princípios teóricos de Volóchinov (2017), Bronckart (2006; 2008) e Bakhtin (2011).
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