As vozes que emergem da antologia "Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas: Slam interescolar"
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n42p76-94Palavras-chave:
Slam, Antologia, Poesia, PerformanceResumo
O presente estudo parte de uma breve retomada sobre antologias literárias no Brasil, a fim de chegar à presença de poemas, produzidos e performados nos Slams brasileiros, nesses livros, com ênfase na antologia poética intitulada Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas: Slam Interescolar (ASSUNÇÃO; JESUS; SANTOS, 2021). Essa antologia, além de apresentar um compilado da produção dos jovens e adolescentes das escolas paulistas que participaram do Slam interescolar entre os anos de 2015 e 2019, traz capítulos como “Slam Interescolar de São Paulo 2019”, “Pedagogia do Slam” e o “O Interescolar pelo mundo”, que corroboram o entendimento dessa cena poética no âmbito pedagógico. O objetivo é compreender e elencar possíveis critérios de seleção dos poemas que compõem a antologia, além de discorrer sobre o caráter informador e formador da obra para professores e demais profissionais da área da poesia que almejem trabalhar o gênero literário com jovens e adolescentes.
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