Crítica Literária, ensino de literatura e best-sellers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p104-127

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Crítica literária, Best-seller

Resumo

Os debates acerca da literatura e seu ensino estão em constante discussão nos campos da educação no Brasil, no entanto alguns pontos merecem maior destaque, haja vista sua especial relevância para o ensino de literatura. Nesse sentido, o artigo pretende investigar de que maneira obras relegadas pela crítica podem desempenhar um papel positivo no ensino de literatura e na formação de leitores na Educação Básica. Embora alguns críticos estigmatizem e, preconceituosamente, definam como um tipo de literatura menor, ou mesmo não literatura, estes textos literários têm sido objeto de grande consumo por crianças, adolescentes e jovens adultos, o que denota a importância dessas obras. As discussões, pelos estudos literários, em programas de literaturas, sobre o ensino de literatura são poucas, em razão de pesquisadores da área considerarem ser um tema a ser discutido pelos estudiosos da educação, tese que discordamos. Dessa forma, o artigo se justifica para preencher a lacuna existente, além de inserir os estudos literários em um tema extremamente caro para estudantes e pesquisadores de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Felipe da Silva, UFRJ/UERJ

Doutorando em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC Minas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrando em Ciência da Literatura e bolsista CAPES (PROEX). Mestre em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro efetivo da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Professor e pesquisador do ensino básico e técnico.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Silva, G. F. da . (2024). Crítica Literária, ensino de literatura e best-sellers. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (45), 104–127. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p104-127