Avanços e possibilidades da prática docente com o letramento literário na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p11-26

Palavras-chave:

Letramento, Letramento literário, Formação docente

Resumo

O termo Letramento surgiu no Brasil em 1986, no livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de Mary Kato. Desde então, pesquisadores como Ângela Kleiman, Magda Soares, Luiz Antônio Marcuschi e Leda Verdiani Tfouni têm explorado o conceito, ampliando seu uso na educação. Magda Soares distingue entre alfabetização e letramento, enfatizando que o último envolve o uso social da leitura e da escrita. O letramento literário, introduzido por Graça Paulino, destaca a importância de uma relação pessoal com a literatura, indo além do ensino formal. Rildo Cosson propõe práticas que combinam aprendizado e prazer na leitura literária. O Profletras, programa de pós-graduação, busca capacitar professores de Língua Portuguesa, promovendo o letramento literário como parte essencial da educação. O curso aborda temas como diversidade textual e estratégias de ensino, visando a melhoria do ensino fundamental. O programa inclui uma dissertação de mestrado e propostas de intervenção pedagógica, como as analisadas em três estudos de caso: Poesia. Presente!, Alunos booktubers e Letramento Literário: redescobrindo a leitura por meio de contos infantojuvenis em que evidenciamos a aplicação de conceitos e a perspectiva de abordagem realizada na proposição de atividades em sala de aula de ensino fundamental da rede pública de ensino.

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Biografia do Autor

Telma Borges da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Literatura Comparada. Atua com Ensino de Literatura no Departamento de Métodos e técnicas da Faculdade de Educação. 

Maria da Penha Brandim de Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Docente efetiva do Departamento de Comunicação e Letras do Programa de Pós-graduação em Letras, Profletras (Unimontes). 

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Silva, T. B. da ., & Lima, M. da P. B. de . (2024). Avanços e possibilidades da prática docente com o letramento literário na educação básica. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (45), 11–26. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p11-26