Metonimicamente idealizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n46p62-79

Palavras-chave:

Metonímia, Léxico, Libras, Iconicidade

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar o fenômeno cognitivo de metonimização dos léxicos da Libras. Esta análise, dentre suas proposições, enfatiza a relação intrínseca entre metonímia e iconicidade (ALBRES, 2012; MURTA, 2020; SILVA JUNIOR, 2018). Além disso, objetiva-se a investigação de alguns léxicos metonímicos em relação a possíveis rejeições empreendidas por falantes de Libras. Isso ocorre devido às conceituações desses léxicos serem incompletas e/ou incoerentes. As incompletudes conceituais apresentadas ocorrem, majoritariamente, visto que as características metonímicas dessas palavras, diferentemente do que teoriza Abreu (2008), não são as “mais representativas desse todo”, ao contrário, elas apresentam aspectos que, equivocadamente, tentam realizar essa representação, porém de forma falha. Assim sendo, em alguns casos, surge a necessidade de que haja uma nova idealização para esses sinais, na busca de características metonímicas que abranjam os aspectos culturais e identitários do povo que os utiliza e/ou do grupo a que se faz referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira Costa, PUC Minas

Bolsista da CAPES II, cursando mestrado em Linguística, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Professor de Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020) e de Português pela PUC Minas (2022). Especialista em Educação Bilíngue e Plurilíngue pela PUC Minas (2023). Pós-graduado em aperfeiçoamento em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2022). Atuou como intérprete de Libras no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da PUC Minas, interpretando em diversos cursos de graduação e pós-graduação e como professor de português como segunda língua para surdos, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento a Pessoa com Surdez (CAS-BH). Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE-MG) como intérprete de Libras na Rede Minas - no programa de TV "Se Liga na Educação". 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Costa, D. F. (2024). Metonimicamente idealizados. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (46), 62–79. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n46p62-79