Representações e imagens nos discursos para o/ do docente
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Este trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de língua
materna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbito
da escola pública, com a finalidade de interpretar as representações
que permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpus
é constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos de
entrevista realizada com uma professora de língua materna atuante em
escola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadas
nos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente de
escola pública brasileira, na contemporaneidade.
Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representações
sociais. Ethos.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do
ethos. São Paulo: Contexto, 2011.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos:
por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel
Machado; Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2007.
CORACINI, Maria José. Subjetividade e identidade do(a) professor(a)
de português. In: CORACINI, Maria José. (Org.). Identidade e
discurso. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.239-256.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe
Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução
Tomaz Tadeu Silva; Guacira L. Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A,
KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 8 ed. São
Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 7 ed. São
Paulo: Cortez, 2002.
‑LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Efeitos discursivos e
praxiológicos na constituição do ethos do professor de língua materna. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. V.3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p.157-179.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Proposta Curricular: CBC Língua Portuguesa. Ensinos fundamental e
médio. Belo Horizonte: SEE, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em
psicologia social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do
óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. p. 159-185.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.