Representações e imagens nos discursos para o/ do docente
Keywords:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaAbstract
Este trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de língua
materna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbito
da escola pública, com a finalidade de interpretar as representações
que permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpus
é constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos de
entrevista realizada com uma professora de língua materna atuante em
escola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadas
nos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente de
escola pública brasileira, na contemporaneidade.
Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representações
sociais. Ethos.
Downloads
References
AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do
ethos. São Paulo: Contexto, 2011.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos:
por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel
Machado; Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2007.
CORACINI, Maria José. Subjetividade e identidade do(a) professor(a)
de português. In: CORACINI, Maria José. (Org.). Identidade e
discurso. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.239-256.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe
Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução
Tomaz Tadeu Silva; Guacira L. Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A,
KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 8 ed. São
Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 7 ed. São
Paulo: Cortez, 2002.
‑LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Efeitos discursivos e
praxiológicos na constituição do ethos do professor de língua materna. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. V.3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p.157-179.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Proposta Curricular: CBC Língua Portuguesa. Ensinos fundamental e
médio. Belo Horizonte: SEE, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em
psicologia social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do
óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. p. 159-185.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.