A revisão de texto diante das narrativas transmídia

Autores

  • Dayane Fumiyo Tokojima Machado PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p190

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de responder como o revisor de texto precisa se adequar ao surgimento das narrativas transmídia, gênero derivado da convergência midiática que se estende por meio de diferentes plataformas, expandindo e aprofundando o conteúdo do universo central e permitindo uma maior participação do público. Dessa forma, pretende-se compreender a atuação do revisor nesse novo mercado e identificar as adaptações e novas competências que poderão ser impostas a ele. A metodologia baseia-se em uma estratégia qualitativa com coleta de dados por meio de pesquisas bibliográfica e documental; por sua vez, a análise de conteúdo é utilizada nos arquivos e documentos. O revisor é um profissional naturalmente flexível, pois deve se adequar a cada demanda, buscando o aperfeiçoamento do texto e sua consequente adequação ao público. As narrativas transmídia e o seu potencial de criação de modelos comunicacionais exigirão constante atualização desse profissional, que deverá dominar os novos códigos baseando-se em uma apreensão mais ampla e aprofundada a respeito das diferentes áreas do conhecimento, dos tipos de texto e das especificidades das mídias que os materializam.


Palavras-chave: Revisão de texto. Narrativas transmídia. Convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMS, Jeffrey Jacob. J. J. Abrams: The mystery box. TED, março de 2007. Disponível em: <http://www.ted.com/talks/j_j_abrams_mystery_box#t-539934>. Acesso em: 22 abril 2015.

ANDRADE, Joana. Maurício Mota, da The Alchemists: Narrativas Transmídia podem auxiliar o seu negócio. Draft, 04 fev. 2015. Disponível em: <http://projetodraft.com/mauriciomota-da-the-alchemists-storytelling-e-narrativas-transmidiaspodem-auxiliar-o-seu-negocio/>. Acesso em: 01 março 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Índice BRASSCOM de Convergência Digital: 6ª edição 2012. São Paulo: BRASSCOM, 2012.

BACELLAR, Laura. As diferentes áreas de trabalho dentro de uma editora. [S.l.]: UNIL, 2014a. BACELLAR, Laura. A revisão de provas. [S.l.]: UNIL, 2014b. BRASIL deve fechar 2014 como 4° país com mais acesso à internet, diz consultoria. BBC Brasil, 24 nov. 2014. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/11/141124_brasil_internet_pai>. Acesso em: 05 março 2015.

CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

D’ANDREA, Carlos Frederico de Brito; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescrever, editar e revisar: reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas, Juiz de Fora, n. 1, p. 64-74, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOSCIOLA, Vicente. A máquina de narrativa transmídia: transmidiação e literatura fantástica. Comunicación, Sevilla, v. 1, n. 10, p. 131-139, 2012.

GUIMARÃES, Saulo Pereira. Brasil é o quinto maior mercado de internet, aponta estudo. Exame.com, São Paulo, 30 maio 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-internet-apontaestudo>. Acesso em: 05 março 2015.

IACIT. Setores de Atuação. TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disponível em: <http://www.iacit.com.br/setores-de-atuacao/tic.php?tipo=rede>. Acesso em: 02 março 2015.

JENKINS, Henry. Talking Transmedia: An interview with Starlight Runner’s Jeff Gomez (part one). Confessions of an Aca-Fan. 28 maio 2008. Disponível em: <http://henryjenkins.org/2008/05/an_interview_with_starlight_ru.html>. Acesso em: 10 fev. 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEON, André. Convergência digital: mídias integradas. ComCiência, Campinas, n. 110, 2009. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo:

Atlas, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-80.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MORISSAWA, Mitsue. O preparador de originais. In: QUEIROZ, Sônia. Editoração: arte e técnica. 2. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p. 18-21.

MURRAY, Janet Horowitz. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 2003.

PARENTE, Edianez. Histórias boas de se contar. Tela Viva, São Paulo, v. 21, n. 231, p. 30-32, out. 2012.

PASSOS, João Augusto de Oliveira; SANTOS, Maria Lino dos. Leituras, Revisão Textual e o Revisor. Anápolis Digital, Goiás, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2011.

PERPÉTUA, Elzira Divina. O revisor como tradutor. In: QUEIROZ, Sônia. Editoração: arte e técnica. 2. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p. 76-88.

PERPÉTUA, Elzira Divina; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira. A revisão do texto literário: um trabalho de memória. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 195-204, 2010.

SANT’ANA, Rivânia Maria Trotta; GONÇALVES, José Luiz Vila Real. Reflexões acerca das práticas de tradução e revisão de textos e de parâmetros para a formação de tradutores e revisores. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 225-234, 2010.

SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas Transmedia. Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013.

SIMON, Cris. Como as marcas estão se aproximando da cultura pop. Exame.com, São Paulo, 15 set. 2011. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/como-asmarcas-estao-se-aproximando-da-cultura-pop>. Acesso em: 01 março 2015

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Machado, D. F. T. (2016). A revisão de texto diante das narrativas transmídia. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(26), 190–204. https://doi.org/10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p190