Revisão de materiais didáticos para EAD: análise das práticas do CAED/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p241Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Este estudo analisa as práticas de revisão realizadas durante a produção didática do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG à luz de estudos sobre a revisão do texto, como os de Coelho e Antunes (2010), Albuquerque e Silva (2012), Hermont e Assumpção (2010) e Barbosa e Sobral (2012). O objetivo é compreender de que forma a revisão participa do processo desenvolvido pelo centro e como contribui para que o processo esteja aliado às pesquisas sobre a revisão de
material didático e satisfaça os referenciais de qualidade para modalidade.
Palavras-chave: Revisão de Texto. Educação a Distância. CAED/UFMG.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; SILVA, Ivanda Maria Martins. Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem. Unicamp. ETD – Educação temática digital. Campinas, SP. v.14, n.2, p.75-93, jul./dez. 2012. Disponível em: www.fae.unicamp.br/ etd. Acesso em fev. 2015.
ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta; ARRUDA, Eucidio Pimenta; SILVEIRA, Marcus Marciano Gonçalves da. (Orgs). Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EAD. Belo Horizonte: Editora CAED/UFMG, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARBOSA, Vanessa Fonseca; SOBRAL, Adail. A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica. Revista Moara.
Programa de Pós-Graduação em Letras / Universidade Federal do Pará. n. 38, jul.-dez. 2012.
COELHO, Sueli Maria; ANTUNES, Leandra Batista. Revisão Textual: para além da revisão linguística. Revista Scripta, Belo Horizonte, n. 26, p. 205-224, 2010.
HERMONT, Arabie Bezri; ASSUMPÇÃO, Solange Bonomo. Educação a Distância: como revisar materiais didáticos. Revista
Scripta, Belo Horizonte, n. 26, p. 179-194, 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/ref EAD1.pdf Acesso em fev. 2015.
MOTERANI, Natália Gonçalves; MENEGASSI, Renilson José. Aspectos linguístico-discursivos na revisão textual-interativa.
Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n(52.2): 217-237, jul./dez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.