Revisão textual: parafrasagem e regulação
DOI:
https://doi.org/10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p26Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Este texto tem como objetivo refletir sobre o processo de revisão textual no que se refere à atividade que envolve a reformulação de enunciados. Pretende-se mostrar que esse trabalho resulta de um esforço do revisor em busca da construção que julga a mais adequada para certa intenção de significação e que isso vai muito além da materialidade da língua. O presente estudo fundamenta-se na Teoria das Operações Enunciativas do linguista Antoine Culioli. Assim sendo, o objeto de pesquisa não é a revisão em si, mas o processo que a envolve. Investiga-se, então, a atividade metalinguística acionada no momento da significação. Para tanto, a análise baseia-se na elaboração de glosas – um modo específico de parafrasagem – entre as
sequências linguísticas que poderiam ser escolhidas pelo autor do texto e reformuladas pelo revisor/autor. Nessa perspectiva, a reformulação de enunciados não significa apenas escolher uma entre as várias possibilidades de
significar a “mesma coisa”, mas, sim, um investimento que tem como resultado uma equivalência semântica.
Palavras-chave: Teoria das Operações Enunciativas. Parafrasagem. Revisão textual. Equivalência semântica.
Downloads
Referências
AGUILAR, C.B.S. Operações enunciativas e valores referenciais. Estudo da marca apesar de. 2007, 205f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 2007.
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation. Opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990. v. 1.
________. Pour une linguistique de l’énonciation. Formalisation et opérations de repérage. Paris: Ophrys, 1999a, v.2.
_________. Pour une linguistique de l’énonciation. Domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999. v. 3.
GROUSSIER, M. L; RIVIÈRE, C. Les mots de la linguistique. Lexique de linguistique enónciative. Paris: Ophrys, 1996.
MOREL, M.A. La concession en français. Paris: Ophrys, 1996.
________. Diversidades experiencial e linguistica e o trabalho do professor de língua portuguesa em sala de aula. In REZENDE, Letícia Marcondes; ONOFRE, M. ( Orgs.). Linguagem e línguas naturais – Diversidade Experencial e Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2006.
ROMERO-LOPES, M. C. Estudo semântico do pretérito perfeito: variações e regularidades de funcionamento. In REZENDE, Letícia Marcondes; ONOFRE, M.( Orgs.).Linguagem e línguas naturais – Diversidade Experencial e Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2006.
WEISZFLOG, W. (ed). Michaelis: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.