Interacionismo discursivo: relação teoria/prática

Autores

  • Zeneide Resende de Sousa Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Doutoranda em Linguística e língua portuguesa. Professora na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p168-182

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Infraestrutura do texto. Mecanismos de textualização, Abordagem sociodiscursiva bakhtiniana, Gêneros discursivos

Resumo

foco deste artigo é apresentar uma reflexão teórico-prática sobre o Interacionismo Sociodiscursivo e a abordagem sociodiscursiva bakhtiniana nos estudos de gêneros discursivos a partir da análise do texto “Piscina”, de Fernando Sabino, visando averiguar, especialmente, os aspectos que constituem a “arquitetura interna dos textos”, enfatizando a infraestrutura geral do texto e os mecanismos de textualização: conexão, coesão nominal, com base em Bronckart (1999), e a diferença entre forma composicional e forma arquitetônica, no que se refere aos gêneros de discurso, o que se fará à luz da exposição das pesquisadoras Brait e Pistori (2012). Os teóricos que fundamentarão esta análise são, além dos já citados, Apotheloz (1995), Koch (2002), Pisciotta (2003) e Bakhtin (1988a). A análise evidenciou que o texto “Piscina” ancora partes da estrutura de um “folhado”: infraestrutura geral do texto, comprovada pelo plano geral do texto, em que é possível encontrar, na sequência narrativa, as partes estruturais, como nos dois primeiros parágrafos que iniciam com “Era uma esplêndida...”, na linha 1 e “Diariamente desfilavam...”, na linha 5, tem-se marcada, a Situação inicial; os mecanismos de textualização estão presentes através da conexão, coesão nominal, como também é possível constatar a forma composicional do texto no gênero do discurso.

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Infraestrutura do texto. Mecanismos de textualização. Abordagem sociodiscursiva bakhtiniana. Gêneros discursivos.

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Biografia do Autor

Zeneide Resende de Sousa Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Doutoranda em Linguística e língua portuguesa. Professora na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Cursa o Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Puc-MG. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Federal do Piauí (1986), graduação em Licenciatura Plena em Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1990) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2006). Trabalhou como professor convidado da Universidade Federal do Piauí e é professor mestre assist. nív.04 dedic. exclus. da Universidade Estadual do Piauí, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística textual e Gêneros textuais no Curso de Especialização em Linguística; Leitura e Produção textual,Linguagem oral e Introdução à linguística. Contribuiu com a EAD na função de professor formador da disciplina de Linguística I no curso de Letras Espanhol e das disciplinas de Prática Pedagógica Interdisciplinar II e III no curso de Letras Português e da disciplina Iniciação à Leitura e Produção de Texto Acadêmicos, na UESPI, em junho de 2015, no mesmo curso. Elaborou o projeto pedagógico do curso de Especialização "lato sensu" Linguística, a Teoria dos Gêneros Textuais e o Ensino da Língua Portuguesa para a cidade de Teresina - PI, em 2010, além de coordenar e lecionar no referido curso. É professora aposentada do Ens. Fundamental e Médio da Sec. Mun. de Edc. e Cult. - SEMEC. Contribuiu com o PARFOR, lecionando no Curso de Letras/Inglês, a disciplina Língua Portuguesa, pólo de Barras-PI, em Junho de 2014 e no Curso de Letras/Português, lecionando a disciplina Estudos Linguísticos I no pólo de Piracuruca-PI, em janeiro de 2015. Lecionou no Ensino Infantil pela Secretaria do Estado do Piauí. Cursou LIBRAS básico na APADA e na UESPI, em TE-PI, em 2014.1. Ministrou aulas nas disciplinas Língua Portuguesa: conteúdo e metodologia, no Curso de Pedagogia, e Prática Pedagógica Interdisciplinar II, no Curso de Letras/Português, na UESPI, em 2014.

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Carvalho, Z. R. de S. (2017). Interacionismo discursivo: relação teoria/prática. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 168–182. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p168-182