n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios

					Visualizar n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios

Práticas sociais e gêneros discursivos: diversidade e potencialidades na formação escolar/cidadã

Publicado: 2017-03-20

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação: Diversidade e potencialidades da análise e do ensino de gêneros do discurso

    Juliana Alves Assis, Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p1-11

Ensaios

  • Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos

    Ana Paula Martins Corrêa Bovo, Andréia Godinho Moreira, Viviane Raposo Pimenta
    12-29
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p12-29
  • Mecanismos enunciativos: o jogo das vozes e das modalizações em artigos de divulgação científica publicados no âmbito jornalístico

    Ana Carolina Correia Almeida, Pâmela Danielle Souza e Oliveira
    30-59
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p30-59
  • Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual

    Karine Silveira
    60-78
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p60-78
  • Processo ‘metonímico’ de referenciação e categorização presente em um material publicitário

    Carlos Luiz Alves
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p79-92
  • Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes

    Maria Cristina Ruas de Abreu Maia
    93-113
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p93-113
  • Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio

    Jaqueline Teodora Cardoso da Costa
    114-125
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125
  • O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura

    Regina Aparecida de Morais
    126-149
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p126-149
  • Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização

    Fransuelen Geremias Silva, Leila Maria Ribeiro Radic, Mateus Gomes da Silva, Paulo Marcus Oliveira Fonseca
    150-167
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p150-167
  • Interacionismo discursivo: relação teoria/prática

    Zeneide Resende de Sousa Carvalho
    168-182
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p168-182
  • “Vá em frente”: seja um professor..

    Maria Alzira Leite
    183-204
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p183-204
  • A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão

    Daniela de Faria Prado, Rodrigo Altair Morato
    205-219
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219