A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão

Autores

  • Daniela de Faria Prado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa. Bolsista da CAPES.
  • Rodrigo Altair Morato Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa. Bolsista da CAPES. https://orcid.org/0000-0002-8667-0923

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219

Palavras-chave:

Gêneros textuais/discursivos, Redação, Gênero textual, ENEM

Resumo

Os estudos sobre gêneros textuais/discursivos hodiernamente ganham proporções significativas. O modelo didático de gênero já é adotado desde as orientações parametrizadoras do ensino de linguagens e é consenso o uso e análise de tais recursos em avaliações como, por exemplo, o ENEM. O presente artigo é composto de um breve percurso teórico que discorre sobre o conceito de gêneros discursivos na visão bakhtiniana e da escola de Genebra, seguido de uma pequena investigação em uma coletânea de redações para o ENEM, em que tentamos refletir e asseverar que o gênero Redação do ENEM já está assim consolidado e tem estruturas relativamente estáveis. Isso porque, para Bakhtin (1999), as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis, visto que as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados.

Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Redação. Gênero textual. ENEM.

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Biografia do Autor

Daniela de Faria Prado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa. Bolsista da CAPES.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é professora do Instituto Federal do Triangulo Mineiro das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa e Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas. Participa do Grupo de Estudos em Letramentos , Linguagem e Formação- NELLF -PUC Minas, envolvida no Projeto: Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem. É membro do Grupo de Estudos em Linguagem & Tecnologia - GELT- do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Campus Paracatu. Já atuou como coordenadora dos núcleos de Pesquisa e Extensão do IFTM- Câmpus Paracatu e coordenadora do Curso de Letras - FaculdadeTecsoma e professora na mesma Instituição; professora do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES ULBRA e professora substituta da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Lingua Portuguesa, Práticas Pedagógicas e Língua Inglesa.

Rodrigo Altair Morato, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa. Bolsista da CAPES.

outorando em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (bolsista CAPES) com programa de doutorado-sanduíche na Harvard University (bosista Fulbright Brasil 2017-18). Mestre em Linguística (2014), Licenciado (2012) e Bacharel (2011) em Letras Português-Inglês também pela Puc Minas. Tem experiência como professor e pesquisador na área de Letras, com ênfase em Linguística e Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria gerativa, interlíngua, aquisição de linguagem, processamento de linguagem, tempo e aspecto, sintaxe e desenvolvimento cognitivo.

Referências

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Prado, D. de F., & Morato, R. A. (2017). A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 205–219. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219