Mecanismos enunciativos: o jogo das vozes e das modalizações em artigos de divulgação científica publicados no âmbito jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p30-59Palavras-chave:
Mecanismos enunciativos, Vozes, Modalizações, Gênero texto de divulgação científica,Resumo
ste artigo tem como objetivo analisar as incidências dos mecanismos enunciativos observados em artigos de divulgação científica, publicados no âmbito jornalístico, especificamente, no que se refere ao gerenciamento das vozes enunciativas e das modalizações que permitem explicar as posições do enunciador em relação ao seu interlocutor e ao conteúdo temático veiculado ao seu propósito comunicativo. A análise orientou-se a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, tendo como suporte o conceito de Folhado Textual de Bronckart (1999). A pesquisa, de natureza essencialmente qualitativa, mas em alguns momentos quantitativa, conceitua e descreve os tipos de vozes e as modalizações encontradas no corpus, que se compõe de três artigos extraídos das versões online dos jornais BBC Brasil e Folha de São Paulo. Para análise, fez-se a divisão do texto por parágrafos, com o intuito de localizar, em cada passagem, marcas linguísticas implícitas e explícitas, a fim de verificar como as vozes e as modalizações são distribuídas e orquestradas, qual a predominância existente nesse gênero textual e quais as implicações desses mecanismos para a construção e configuração da enunciação. Observou-se que as incidências dos mecanismos enunciativos, como o uso de modalizadores e vozes textuais, contribuem para construir e explicitar o todo enunciativo, como questões de responsabilidade sobre a enunciação de acordo com posicionamentos enunciativos e podem colaborar para construir sentidos e influenciar modos de pensar e de agir sobre o texto.
Palavras-chave: Mecanismos enunciativos. Vozes. Modalizações. Gênero texto de divulgação científica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M./VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. Original publicado em 1929.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
COSTA, A. R. Mecanismos enunciativos: análise das vozes e modalizações em artigos científicos. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE. ano 6 n. 6 dezembro de 2012.
IBICT Canal Ciência . Textos de Divulgação Científica. Disponível em: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/pesquisascompletas.html. Acesso em:19 nov. 2016.
Folha de S.Paulo (2015), “Alzheimer pode ser transmissível, diz estudo”, 10 de setembro de 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2015/09/1679848-alzheimer-pode-ser-transmissivel-diz-estudo.shtml. Acesso em: 30 set. 2015.
Folha de S.Paulo (2015), Cientistas descobrem ‘perto’ da Terra planeta potencialmente habitável, 18 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ ciencia/ 2015/12/1720305-cientistas-descobrem-perto-da-terra-planeta-potencialmente-habitavel. shtml>. Acesso em: 10 jan. 2015.
Folha de S.Paulo (2015), Nova terapia genética faz células de câncer cometerem ‘suicídio’, 14 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ bbc/2015/12/1718741-nova-terapia-genetica-faz-celulas-de-cancer-cometerem-suicidio.shtml>. Acesso em: 10 jan. 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOREIRA, Andreia G.; SILVEIRA, Hermínia M.; RIBEIRO, Úrsula B. Mecanismos enunciativos do Guia PNLD 2010: sugestão ou prescrição? Cadernos Cespuc, Belo Horizonte, n. 23, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. 175p.
XAVIER, J. R. O Interacionismo Sociodiscursivo em produção de texto no processo seletivo de Vestibular. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, UFMG, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.