Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p60-78Palavras-chave:
Falsas notícias humorísticas, Interacionismo Sociodiscursivo, Humor, LeituraResumo
Este estudo analisa falsas notícias humorísticas sobre a Copa do Mundo no Brasil de 2014 e objetiva verificar, a partir da infraestrutura geral do corpus e do mecanismo de textualização, por meio das expressões nominais referenciais e atributivas, as características dessas pseudonotícias pelo viés da Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Além disso, pretendemos contribuir para a criação de oficinas de leitura e análise de textos humorísticos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco a formação de um leitor crítico. As falsas notícias humorísticas são textos cômicos publicados em diversos sites humorísticos e acreditamos, até o momento, serem um gênero emergente, as pseudonotícias. Para a análise, no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo, adotamos alguns pressupostos do ISD, especialmente a partir dos estudos de Bronckart (1999). No que tange ao conceito de referenciação, adotamos o arcabouço teórico da LT, tendo como relevantes os trabalhos de Adam (2011), Koch (2009), Mondada e Dubois (2003) e Carmelino e Silveira (2013) e Silveira (2013) e, por fim, para a inserção desse gênero nas aulas de LP, utilizamos Bronckart (2010). O presente trabalho verificou que o corpus configura um gênero emergente e reforçou a nossa tese de que o humor é um importante campo de estudo, o qual pode motivar os alunos do Ensino Médio a se tornarem leitores mais críticos, já que terão contato com um gênero mais lúdico, cujo foco principal é a crítica social.
Palavras-chave: Falsas notícias humorísticas. Interacionismo Sociodiscursivo. Humor. Leitura.
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Referências
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