Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual

Autores

  • Karine Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutoranda em Linguística e língua portuguesa.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p60-78

Palavras-chave:

Falsas notícias humorísticas, Interacionismo Sociodiscursivo, Humor, Leitura

Resumo

Este estudo analisa falsas notícias humorísticas sobre a Copa do Mundo no Brasil de 2014 e objetiva verificar, a partir da infraestrutura geral do corpus e do mecanismo de textualização, por meio das expressões nominais referenciais e atributivas, as características dessas pseudonotícias pelo viés da Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Além disso, pretendemos contribuir para a criação de oficinas de leitura e análise de textos humorísticos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco a formação de um leitor crítico. As falsas notícias humorísticas são textos cômicos publicados em diversos sites humorísticos e acreditamos, até o momento, serem um gênero emergente, as pseudonotícias. Para a análise, no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo, adotamos alguns pressupostos do ISD, especialmente a partir dos estudos de Bronckart (1999). No que tange ao conceito de referenciação, adotamos o arcabouço teórico da LT, tendo como relevantes os trabalhos de Adam (2011), Koch (2009), Mondada e Dubois (2003) e Carmelino e Silveira (2013) e Silveira (2013) e, por fim, para a inserção desse gênero nas aulas de LP, utilizamos Bronckart (2010). O presente trabalho verificou que o corpus configura um gênero emergente e reforçou a nossa tese de que o humor é um importante campo de estudo, o qual pode motivar os alunos do Ensino Médio a se tornarem leitores mais críticos, já que terão contato com um gênero mais lúdico, cujo foco principal é a crítica social.

Palavras-chave: Falsas notícias humorísticas. Interacionismo Sociodiscursivo. Humor. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutoranda em Linguística e língua portuguesa.

Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Federal de São João del-Rei e dois anos de Iniciação Científica, financiada pela CAPES, tendo como foco a Análise Crítica do Discurso e a Linguística Textual. No segundo semestre de 2010, iniciou especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Saberes, obtendo o certificado em 2012. Durante a especialização, no ano de 2011,foi aprovada no curso de mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo, também financiada pela CAPES, foi selecionada para a bolsa de mestrado sanduíche na Unicamp. A pesquisa foi voltada para as Teorias do Humor, Análise Crítica do Discurso e Linguística Textual. Atualmente, é  aluna do curso de doutorado da PUC Minas e a pesquisa é voltada não só para a análise crítica do discurso do humor, mas também para a análise semântica do humor e para a formação de leitores.

Referências

ADAM, Jean-Michel. A Linguística Textual: introdução à análise dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Semtec, 2002

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de letras, 2008.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino em produção escrita. In: Conferência Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino em produção escrita, PUC-SP, 2010.

CARMELINO, Ana Cristina; SILVEIRA, Karine. Desnotícia: as escolhas lexicais na construção do efeito de sentido humorístico. In: Calidoscópio, v. 11, n. 3, p. 250-258, set./dez. 2013.

DESCICLOPÉDIA. A seleção ostentação da Copa do Bananil vence arbitragem e se classifica com antecedência eliminando os inventores do futebol. Disponível em: <http://desciclopedia.org/wiki/Desnot%C3%ADcias:A_sele%C3%A7%C3%A3o_ostenta%C3%A7%C3%A3o_da_Copa_do_Bananil_vence_arbitragem_e_se_classifica_com_anteced%C3%AAncia_eliminando_os_inventores_do_futebol>. Acesso em: 10 fev. 2016.

DIÁRIO PERNAMBUCANO. Náutico desiste da Arena e estádio deve ser demolido após a Copa do Mundo. Disponível em: <http://www.diariopernambucano.com.br/noticias/nautico-desiste-da-arena-da-copa-e-estadio-deve-ser-demolido-apos-a-copa-do-mundo/>. Acesso em: 10 fev. 2016.

LOUSADA, Eliane Gouvêa. A abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos. In: Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010.

POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2010.

SENSACIONALISTA. Saci Pererê vai dar o pontapé inicial da Copa no Brasil. Disponível em: <http://sensacionalista.uol.com.br/2014/06/12/saci-perere-vai-dar-o-pontape-inicial-da-copa-no-brasil/>. Acesso em: 10 fev. 2016.

SILVEIRA, Karine. Desnotícias sobre o Acre: a construção do humor e de Identidades sociais. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

Downloads

Publicado

2017-03-20

Como Citar

Silveira, K. (2017). Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 60–78. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p60-78