Processo ‘metonímico’ de referenciação e categorização presente em um material publicitário
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p79-92Palavras-chave:
Linguística Textual. Referenciação. Categorização.Resumo
Para se comunicar de forma efetiva, o ser humano faz uso de diversos gêneros e recursos verbo-visuais que “transformam” seu modo de “referenciar” e “categorizar” objetos de discurso. Neste processo interacional de construção de sentidos, com uso de enunciados concretos, notamos que as macroestruturas e microestruturas textuais sofrem alterações significativas que podem ser analisadas a luz da Linguística Textual em colaboração com os pressupostos provenientes da Análise do Discurso. Este presente artigo, a partir das teses defendidas pelo Círculo de Bakhtin, com os pressupostos teóricos da Linguística Textzual, nas categorias de “referenciação” e “categorização”, procurará descrever como os referentes sofrem mudanças de sentido por meio de processos metonímicos (marca/produto) em uma progressão textual por meio da referenciação e categorização de objetos discursivos. O corpus selecionado para nossa análise é um material propagandístico de uma bola esportiva que explora de forma pertinente todos os recursos verbo-visuais, facilitando o processo de significação por parte do leitor em um contexto sócio histórico de pós-Copa do Mundo. Além dos recursos verbo-visuais, o enunciador faz referências que vão além de uma tessitura textual.
Palavras-chave: Linguística Textual. Referenciação. Categorização.
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Referências
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