Processo ‘metonímico’ de referenciação e categorização presente em um material publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p79-92

Palavras-chave:

Linguística Textual. Referenciação. Categorização.

Resumo

Para se comunicar de forma efetiva, o ser humano faz uso de diversos gêneros e recursos verbo-visuais que “transformam” seu modo de “referenciar” e “categorizar” objetos de discurso. Neste processo interacional de construção de sentidos, com uso de enunciados concretos, notamos que as macroestruturas e microestruturas textuais sofrem alterações significativas que podem ser analisadas a luz da Linguística Textual em colaboração com os pressupostos provenientes da Análise do Discurso. Este presente artigo, a partir das teses defendidas pelo Círculo de Bakhtin, com os pressupostos teóricos da Linguística Textzual, nas categorias de “referenciação” e “categorização”, procurará descrever como os referentes sofrem mudanças de sentido por meio de processos metonímicos (marca/produto) em uma progressão textual por meio da referenciação e categorização de objetos discursivos. O corpus selecionado para nossa análise é um material propagandístico de uma bola esportiva que explora de forma pertinente todos os recursos verbo-visuais, facilitando o processo de significação por parte do leitor em um contexto sócio histórico de pós-Copa do Mundo. Além dos recursos verbo-visuais, o enunciador faz referências que vão além de uma tessitura textual.

Palavras-chave: Linguística Textual. Referenciação. Categorização.

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Biografia do Autor

Carlos Luiz Alves, Universidade Cruzeiro do Sul (UCS). Mestre em Linguística.

É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos. É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. É graduando em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, É Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui MBA em Gestão Empreendedorra pela Universidade Federal Fluminense. Tornou-se especialista em EAD, pela mesma universidade, através do PIGEAD/UFF. Atuou na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É docente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU. Durante 38 anos, atuou na área de Qualidade, Projetos e Processos, No magistério, atuou como coordenador, diretor de escola e supervisor de ensino. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa na área da educação, com ênfase em gestão escolar, gestão do conhecimento, educação corporativa, EAD, laboratório de empreendedorismo, gestão de projetos e processos, projetos de consultoria, gestão de comunicação e análise do discurso nas organizações.

Referências

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Alves, C. L. (2017). Processo ‘metonímico’ de referenciação e categorização presente em um material publicitário. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 79–92. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p79-92