Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p93-113Palavras-chave:
Gênero textual, Texto “Apresentação”, Análise sociorretóricaResumo
O presente trabalho focaliza um conjunto de textos denominado “Apresentação”, parte de um gênero nomeado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo central deste estudo é descrever se um conjunto de cinco textos de “Apresentação”, extraídos de igual número de diferentes cadernos didáticos, produzidos para o curso de Letras/Português da UAB/Unimontes, apresenta os mesmos elementos característicos: linguísticos, organizacionais, retóricos que evidenciam a escrita de um mesmo texto, por diferentes autores. A intenção dessa proposta é contribuir com a pesquisa sobre a escrita de textos específicos para o ensino a distância, revelando se os produtores têm conhecimento tácito sobre a organização e funcionamento desses gêneros. Para isso, elegemos a abordagem sociorretórica para o estudo dos gêneros textuais, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemais; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente na aplicação de seu modelo CARS (create a research space), ao analisar gêneros textuais em universo acadêmico e profissional; Bazerman (2006) que destaca o enfoque social e Miller (2012) que se refere ao padrão e à ação, conceitos fundamentais à abordagem sociorretórica. O método qualitativo permitiu a análise dos textos de “Apresentação”, com vistas à descrição dos padrões textuais recorrentes e à distinção das diferenças linguísticas e organizacionais dos textos. Por fim, ainda que comprovadas as diferenças no padrão da escrita desses textos por diferentes autores, defendemos que os textos de “Apresentação” apresentam traços regularizados na escrita, em razão de seu propósito sociocomunicativo.
Palavras-chave: Gênero textual. Texto “Apresentação”. Análise sociorretórica.
Downloads
Referências
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, Gisele de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação.In: MEURER, J.L, BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
HEMAIS, Barbara; BIASI-RODIGUES, Bernadete. A proposta sócio-retórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L., BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
LEITE, João de Deus; CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães. Introdução à leitura. 2. ed. Montes Claros: Editora Unimontes, 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2016.
MARGOTTI, Felício Wessling. Língua Portuguesa: morfologia. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2008. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/arquivos/cadernos/ uab/oferta2/letras-portugues/periodo5/lingua-portuguesa-morfologia.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2016.
MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia: estudos. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chambliss Hoffnagel (Org.). Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; BARBOSA, Liliane. Introdução à linguística. 2. ed. Montes Claros: Editora Unimontes, 2014. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/arquivos/ cadernos/uab/oferta2/letras-portugues/periodo2/introducao-linguística>. pdf. Acesso em: 8 jan. 2016.
NEVES, Ana Caroline Barreto; CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães; OLIVEIRA, Sandra Ramos. Leitura e produção de textos. 2. ed. Montes Claros: Editora Unimontes, 2014. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/arquivos/cadernos/uab/oferta2/letras-portugues/periodo3/leitura-producao-textos.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2016.
NEVES, Ana Caroline Barreto; CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães; OLIVEIRA, Sandra Ramos. Ensino da gramática na escola. Montes Claros: Editora Unimontes, 2015. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/arquivos/cadernos/uab/oferta2/letras-portugues/periodo4/ensino-gramatica-escola.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2016.
REIFF, Mary; BAWARSHI, Anis S. Gênero: história, pesquisa, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra et al. São Paulo: Parábola, 2013.
ZAKIR, Maísa de Alcântara; ANDREU-FUNO, Ludmilla Belotti. O gênero acadêmico em questão: uma análise sociorretórica de resumos de dissertações de mestrado do projeto Teletandem Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.