Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p93-113

Palavras-chave:

Gênero textual, Texto “Apresentação”, Análise sociorretórica

Resumo

O presente trabalho focaliza um conjunto de textos denominado “Apresentação”, parte de um gênero nomeado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo central deste estudo é descrever se um conjunto de cinco textos de “Apresentação”, extraídos de igual número de diferentes cadernos didáticos, produzidos para o curso de Letras/Português da UAB/Unimontes, apresenta os mesmos elementos característicos: linguísticos, organizacionais, retóricos que evidenciam a escrita de um mesmo texto, por diferentes autores. A intenção dessa proposta é contribuir com a pesquisa sobre a escrita de textos específicos para o ensino a distância, revelando se os produtores têm conhecimento tácito sobre a organização e funcionamento desses gêneros. Para isso, elegemos a abordagem sociorretórica para o estudo dos gêneros textuais, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemais; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente na aplicação de seu modelo CARS (create a research space), ao analisar gêneros textuais em universo acadêmico e profissional; Bazerman (2006) que destaca o enfoque social e Miller (2012) que se refere ao padrão e à ação, conceitos fundamentais à abordagem sociorretórica. O método qualitativo permitiu a análise dos textos de “Apresentação”, com vistas à descrição dos padrões textuais recorrentes e à distinção das diferenças linguísticas e organizacionais dos textos. Por fim, ainda que comprovadas as diferenças no padrão da escrita desses textos por diferentes autores, defendemos que os textos de “Apresentação” apresentam traços regularizados na escrita, em razão de seu propósito sociocomunicativo.


Palavras-chave: Gênero textual. Texto “Apresentação”. Análise sociorretórica.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Ruas de Abreu Maia

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994) Doutoranda em Linguística- Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC -Minas (2015). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca - Unifran (2012) . Especialista em Língua Portuguesa- Linguística(1997). Professora Universitária. É professora efetiva de Linguística-Língua Portuguesa no curso de Letras/ Português- Unimontes. Membro do Colegiado Didático do curso de Letras/Português e do Núcleo Docente Estruturante -NDE. Membro parecerista na Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa em Linguística do Departamento de Comunicação e Letras. Orientadora da disciplina Língua Portuguesa no Projeto de Extensão: Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania - NAP - Unimontes. Orientadora de Projeto de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Montes Claros e membro de grupos de pesquisa.

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Maia, M. C. R. de A. (2017). Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 93–113. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p93-113