O desafio à impessoalidade na prosa poética de Jack Kerouac
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n30p138-149Keywords:
Literatura Norte-Americana. Geração Beat. New Criticism. Prosa Poética.Abstract
Este é um estudo da prosa poética criada pelo escritor e poeta norte-americano Jack Kerouac, em que o foco está na quebra do paradigma de impessoalidade proposto pela teoria do New Criticism. Observa-se como o discurso literário e o eu apresentados na obra The Subterraneans implicam em uma forma literária de cunho autobiográfico e pessoal, criando uma contraposição aos conceitos de alta arte e poesia sugeridos por correntes críticas hegemônicas. Por fim, nota-se como essa ideia desafiadora contribui para que Jack Kerouac e a Geração Beat sejam reconhecidos no panorama da literatura norte-americana.
Palavras-chave: Literatura Norte-Americana. Geração Beat. New Criticism. Prosa Poética.
Downloads
References
BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.
BUIN, Yves. Kerouac. Tradução de Rejane Janowitzer. Porto Alegre: L&PM, 2007.
COWART, David. Pynchon in Literary History. In: DALSGAARD, Inger H.; HERMAN, Luc; MCHALE, Brian (Org). Thomas Pynchon. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 83-96.
DALSGAARD, Inger H.; HERMAN, Luc; MCHALE, Brian (Org). Thomas Pynchon. Cambridge: Cambridge University Press, 2012
ELIOT, T. S. Ensaios de doutrina crítica. Tradução de Fernando de Mello Moser. Lisboa: Guimarães Editores, 1998.
EMEDIATO, Wander. Os modos de organização do discurso. In: EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2005. p. 135-190.
GINSBERG, Allen. Uivo e outros poemas. Porto Alegre: LP&M, 2006.
HAMPTON, Timothy. Tangled Generations: Dylan, Kerouac, Petrarch, and the Poetics of Escape. Critcal Inquiry, v. 39, n. 4, p. 703-731, Summer 2013.
KEROUAC, Jack. The Subterraneans. New York: Penguin Books, 2001.
KEROUAC, Jack. Os subterrâneos. Tradução de Paulo Henriques Britto. Porto Alegre: LP&M, 2006.
KEROUAC, Jack. Satori em Paris. Tradução de Lúcia Brito. Porto Alegre: LP&M, 2010.
KEROUAC, Jack. On the Road. New York: Penguin Books, 2011.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.
PYNCHON, Thomas. Gravity’s Rainbow. London: Penguin’s Books, 1987.
PINTO, Alan Dutra Terra Alves. Lentes, Subversão e Rock: a música e a contracultura dos anos 1960 e 1970 pela lente documentária do cinemadireto. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Uni-BH, Belo Horizonte, MG, 2007.
SCHWARZ, Roberto. Dialética da formação. In: PUCCI, Bruno; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, Luiz A, Calmon Nabuco. Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin editorial, 2009, p. 163-186.
SEARLE, John R. O estatuto lógico do discurso ficcional. 2011. Disponível em: <http://criticanarede.com/logicaficcional.html>. Acesso em: 18 maio 2016.
SINGAL, Daniel Joseph. Towards a Definition of American Modernism. American Quarterly, v. 39, n. 1, p. 7-26, Spring 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.