Epigrama: o Plástil Poema. A diversidade no uso do epigrama na poesia desde a antiguidade.

Authors

  • Matheus Coelho de Toledo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n30p57-70

Keywords:

Literatura Brasileira

Abstract

O presente artigo se interessa pela história do Epigrama, buscando suas origens e desenvolvimentos em diversas literaturas, dentre elas a Latina, Francesa, Lusitana e Brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Matheus Coelho de Toledo, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado e Bacharel em História Pela Univesridade Federal de Viçosa, o autor segue mestrando no Programa de Pos Graduação em Letras: Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Ouro Preto. Areas de Interesse: Literatura Brasileira, Poesia

References

BILAC, Olavo Brás do Guimarães. Tratado de Versificação. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1905.

BOCAGE. Manuel Maria Barbosa du. Poesias eróticas, burlescas e satyricas. Bruxelas, 1860.

BORGES, Joana Junqueira. José Feliciano de Castilho e os epigramas de Marcial no século XIX: ensaio de história da tradução. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, Jose Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira: história e antologia.7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, v.1.

CASTILHO. Antônio Feliciano de Castilho. Excavações Poeticas. Lisboa: Typografia Lusitana, 1844.

LOPES, Rodrigo Garcia. Leia epigramas do poeta romano Marco Valério Marcial. Encontrado em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2015/07/1660056-leia-epigramas-do-poetaromano-marco-valerio-marcial.shtml (acesso em 01/02/2016).

MEIRELES, Cecília. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1977.

MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MESQUITA, Ary de. (org.) O livro de ouro da poesia universal. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

PAES, José Paulo. Poesia erótica em tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2006

Published

2017-07-13

How to Cite

Toledo, M. C. de. (2017). Epigrama: o Plástil Poema. A diversidade no uso do epigrama na poesia desde a antiguidade. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (30), 57–70. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n30p57-70