A CONFISSÃO DE LÚCIO: MISTÉRIO, SEDUÇÃO E AMAVIOS
Keywords:
Literatura portuguesa. Decadentismo. Amor. Sedução. Deslizamento do significante.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra A confissão de Lúcio, a fim de verificar em que medida o amor e a linguagem podem ser entendidos como fonte de criação e lugar de sedução, respectivamente. Assim, buscar-se-á corroborar a tese de que a urdidura da obra de Mário de Sá-Carneiro se dá por meio da falta, da incompletude e do deslizamento dos significantes.Downloads
References
BLANCHOT, Maurice. A questão mais profunda. In: A conversa infinita: a palavra plural. Tradução Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001, p.41-61.
LACAN, J. Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1993.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Promessas, encantos e amavios.In: Flores da escrivaninha. São Paulo:Companhia das Letras,1990. p.13-20.
PRADO, Coelho Jacinto do. Dicionário de literatura. 3. ed. Vol I,Porto, Figueirinhas, 1979, p.1. Disponível em
<http://faroldasletras.no.sapo.pt/decadentismo.htm> Acessado em 30 de junho de 2008.
ROQUE E CUNHA, Carla M. M. A inquietante estranheza em A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro. Dissertação de Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1996; p.1-4. Disponivel em <http://www2.fcsh.unl.pt/ed tl/verbetes/D/duplo.htm> Acessado em 30 de junho de 2008.
SÁ-CARNEIRO, Mário. A confissão de Lúcio. São Paulo: Moderna,1996.
VIEGAS, Sônia. Amor e criatividade. In: Amor e criatividade. Caderno de textos. n.l, mar.1994, p.26-45.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.