VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA: ELEMENTOS PARA UMA LEITURA DA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA ORTÔNIMO À LUZ DE MAURICE BLANCHOT
Keywords:
Fernando Pessoa. Maurice Blanchot. Poesia. Modernidade.Abstract
Partindo de considerações que Maurice Blanchot tece acerca do fazer poético, buscamos compreender a obra de Fernando Pes soa "ortônimo" como uma literatu rado vazio, do intervalo, da falta, da ausência - e que encontra no próprio excercício da escrita sua razão de ser. Exemplo da fragmentação que sofre o homem moderno, a poesia de Pessoa pode ser lida, assim, como a busca de um "eu" supostamente coerente que se fragmenta no turbilhão da modernidade, e ainda como uma metáfora pa ra a missão do poeta em busca de sua obra - que, afinal, nunca pode ser atingida, e que encontra nessa mesma impossibilidade sua força criadora.
Downloads
References
BLANCHOT, Maurice. !:espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955.
BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Tradução Ana Maria Scherer. Rio
de Janeiro: Rocco, 1997.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. Tradução Auré- lio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.
JAKOBSON, Roman. Os oxímoros dialéticos de Fernando Pessoa. Tradução Haroldo de Campos e Francisco Achcar. In: Lingüística. Poética. Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1970. p. 93-118.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.