"A MÃE-LOBA", DE MARIA ISABEL BARRENO: UMA LEITURA
Keywords:
Ironia. A mãe-loba. maria Isabel Barreno. Leitura e Psicanálise. Linguagem. Sigmund Freud.Abstract
Para analisar o conto de Maria Isabel Barreno "A mãe-loba", o trabalho pretende fazer uma aproximação entre Literatura e Psicanálise, tomando a ironia como uma categoria principal, já que esta revela um para além dos sentidos, denunciando a condição do sujeito da linguagem, do sujeito do inconsciente, assim como a condição da própria linguagem. Condição esta que está diretamente relacionada a uma sobredeterminação, em que os significantes não são suficientes para dizer por inteiro, para dizer tudo: ao dizer, diz-se mais do que se quer dizer, se não o seu contrário. Dessa maneira, a fiada implica em um fiar e desfiar, para assim propiciar uma nova tessitura... seja de uma nova estória, ou uma nova história.
Downloads
References
ALAIN-MILLER, Jacques. O piropo: psicanálise e linguagem. In: Percurso de Lacan. Conferencias Caraquenhas. 2. ed. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. p. 27-39.
BARRENO, Maria Isabel. A mãe-loba. In: O círculo virtuoso. Lisboa: Caminho, 1986. p. 45-70.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu e outros trabalhos. Edição Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980. v. XIII.
LACAN, Jacques. O seminário sobre ''A carta roubada". In: Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 13-66.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.