TIRO AO ÁLVARO: CAMPOS SOB O OLHAR DO OUTRO
Keywords:
Fernando Pessoa. Álvaro de Campos. Poesia moderna. Olhar do outro.Abstract
O presente trabalho pretende relacionar a obra poética de Fernando Pessoa, e mais especificamente do heterônimo Álvaro de Campos, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a modernidade, a partir de sua leitura da obra de Charles Baudelaire. Para tanto, fazemos uso do que Benjamin chama de "papel disponível do herói", relacionando esse conceito com o que definimos como sendo uma "poética do fingimento" em Fernando Pessoa. Em seguida, partindo dos ensaios de Eduardo Lourenço sobre a obra de Pessoa, analisamos o papel que a multidão e o "olhar do outro" subjacentes têm na obra de Álvaro de Campos, dividindo-a em dois momentos: um primeiro, marcado pelo choque entre a necessidade do outro e uma unidade independente (e impossível), e um segundo, marcado pelo desencanto e pelo afastamento desse olhar alheio, onde Campos assume o fracasso de sua tentativa de unidade.Downloads
References
BENJAMIN, Walter. A modernidade. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2000. p. 7-36.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas de Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. p. 37-76.
LOURENÇO, Eduardo. Pessoa revisitado. Lisboa: Gradiva, 2000.
LOURENÇO, Eduardo. Poesia e metafísica - Camões, Antero, Pessoa. Lisboa: Gradiva, 2002.
PESSOA, Fernando. Seleção poética. 2. ed. Rio de Janeiro: Aguilar, 1972. SEABRA,José Augusto. Fernando Pessoa ou o poetodrama. Lisboa: IN-CM,
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.