VOZES EM CONSONÂNCIA OU RUÍDOS ABAFADOS?

Authors

  • Cláudia da Cruz Cerqueira PUC Minas

Keywords:

Tocata para dois clarins. Mário Cláudio. Discurso. Vozes. Metalinguagem.

Abstract

O objetivo deste trabalho é apontar  as incongruências de um discurso ingenuamente reproduzido como ideal pelos narradores de Tocata  para dois clarins, de Mário  Cláudio. Essas incongruências são introduzidas no plano do enunciado, quando uma outra voz, a do autor,  impõe-se a partir das interferências  metalingüísticas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

CLÁUDIO, Mário. Tocata para dois clarins. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

FERRAZ, Maria de Lourdes. Ironia. In: A ironia romântica. Lisboa: Imprensa Nacio­nal/ Casa da Moeda, 1998. p. 133-202.

LOURENÇO, Eduardo. Psicanálise mítica do povo português. In: O labirinto da saudade. Lisboa: Dom Quixote, 1978.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Edusp, 1992. p. 17-64.

SEIXO, Maria Alzira. Alteridade e a auto-referencialidade no romance português hoje. In: Poéticas da viagem na literatura. Lisboa: Cosmos, 1998. p. 21-27.

VEGA, Celestino F. de la. Estructura y sentido del humor. In: El secreto dei humor. Buenos Aires: Editora Nova, 1997. p. 51-78.

Published

2017-05-11

How to Cite

Cerqueira, C. da C. (2017). VOZES EM CONSONÂNCIA OU RUÍDOS ABAFADOS?. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (9), 18–27. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/14884