VOZES EM CONSONÂNCIA OU RUÍDOS ABAFADOS?
Keywords:
Tocata para dois clarins. Mário Cláudio. Discurso. Vozes. Metalinguagem.Abstract
O objetivo deste trabalho é apontar as incongruências de um discurso ingenuamente reproduzido como ideal pelos narradores de Tocata para dois clarins, de Mário Cláudio. Essas incongruências são introduzidas no plano do enunciado, quando uma outra voz, a do autor, impõe-se a partir das interferências metalingüísticas.
Downloads
References
CLÁUDIO, Mário. Tocata para dois clarins. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
FERRAZ, Maria de Lourdes. Ironia. In: A ironia romântica. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1998. p. 133-202.
LOURENÇO, Eduardo. Psicanálise mítica do povo português. In: O labirinto da saudade. Lisboa: Dom Quixote, 1978.
MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Edusp, 1992. p. 17-64.
SEIXO, Maria Alzira. Alteridade e a auto-referencialidade no romance português hoje. In: Poéticas da viagem na literatura. Lisboa: Cosmos, 1998. p. 21-27.
VEGA, Celestino F. de la. Estructura y sentido del humor. In: El secreto dei humor. Buenos Aires: Editora Nova, 1997. p. 51-78.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.