PARTES DE ÁFRICA - TRAMA DE MOSAICOS E ESPELHAMENTOS
Keywords:
Partes de África. Helder Macedo. Tramas. Mosaicos. Estrutura. Mistura de gêneros. Ironia.Abstract
Partes de África é um livro surpreendente que instiga a inteligência e desafia a capacidade de percepção fina do leitor. Nesta análise, procuramos mostrar o que em nossa percepção constitui o atrativo maior do livro: a capacidade do narrador de juntar mosaicos de vida, de uma realidade por ele vivida e percebida e mostrar o espelhamento entre eles, tal qual se refletem no espelho da história (ou seria da estória?) as Áfricas de aquém (Portugal) e de além mar (províncias ultramarinas)...
Chamamos atenção, especialmente, para a estrutura de Partes de África - mstura de gêneros, de histórias e estórias, de intenções mais ou menos explícitas e de outras, dissimuladas, sempre "contaminadas" pela ironia fina e perspicaz do narrador. A ironia parece-nos um dos caminhos mais interessantes a percorrer na tentativa de desenvolvimento das múltiplas intenções da narrativa e dos esquemas de composição textual que o narrador utilliza. Foi por esta via que fizemos este trabalho.
Downloads
References
CARVALHAL, Tânia Franco. Partes de África: mosaico de vida e ficção. Belo Horizonte. Scripta - revista do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas. Belo Horizonte, v. l, n. 1, 1997, p. 165-167.
FERRAZ, Maria de Lourdes. A ironia romântica. Lisboa: IN-CM, 1987.
MACEDO, Helder. Partes de África. Lisboa: Editorial Presença, 1991.
NJETSZCHE, F. W. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra moral. In: Obras incompletas - Seleção de textos de Gigard Lebrun. Trad. Rubens R. T. Fi lho. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1987. p. 53-60.
SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. O mosaico como reordenação poética do caos. In: CRISTOVÃO, Fernando et al. Nacionalismo e regionalismo nas literaturas lusófonas. Lisboa: Edições Cosmos, 1997, p. 451-455.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.