O TRIUNFO DA MORTE OU O TRIUNFO DO TONGUE-IN-CHEEK?
Keywords:
Augusto Abelaira. O triunfo da morte. Tongue-in-cheek.Abstract
O presente texto tem como objetivo analisar o romance de Augusto Abelaira O triunfo da morte, a partir dos jogos de engano lá instaurados. Podendo ser definido como uma rede de artimanhas, o romance de Abelaira tem nos deslizamentos de sentido um de seus principais elementos de construção. Ao corroer ou minar instituições como as de autor e leitor, a obra questiona outra instituição: a obra literária. A leitura que ora apre sento realizou-se sob as nuances da ironia e objetiva apontar as especificidades da escrita daquele autor português contemporâneo.
Downloads
References
ALMANSI, Guido. O misterioso caso do abominável tongue-in-cheek. Trad. Luiz Morando. Original publicado na revista Poétique. n. 36, nov. 1 978, p. 413-426.
AZEVEDO FILHO, Leodegário de. A narrativa do descentramento na ficção de Augusto Abelaira. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA E LITERATURA. Anais... Rio de Janeiro, 1975, Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.
DUARTE, Lélia Parreira Duarte. Ironia e (des)mitificação: a divergência narrador/autor em O bosque harmonioso de Augusto Abelaira. In: Estudos Portugueses e Africanos. Campinas, NECEPO/UNICAMP, n. 15,jan/jun. 1990. p. 25-45
FERRAZ, Maria de Lourdes. A ironia. In: A ironia romântica. Lisboa: IN-CM, 1987,
p. 30-45.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.