MODERNIDADE E FINGIMENTO EM FERNANDO PESSOA - RICARDO REIS
Keywords:
Ricardo Reis. Fernando Pessoa. Poesia. Ilusão de calma. Odes. Honício.Abstract
Este trabalho vê a obra de Ricardo Reis como uma busca de paz empreendida por seu criador, para mostrar que o trabalho minucioso e artesanal do poeta pretende construir uma "ilusão de calma". Procura-se também ressaltar alguns aspectos do poeta das Odes, como sua base tilosólica estoicista - epicurista e suas afinidades e diferenças com o modelo latino de Honício.Tenta-se ainda contextualizar as Odes na obra de Fernando Pessoa e aproximá-lo do mundo mitológico e atemporal de Ricardo Reis.
Downloads
References
ALVES. Maria de Lourdes Gonçalves. Os modos do tempo, em Pessoa. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da UFRJ. 1974 (policopiada).
COELHO. J acinto do Prado. Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. Lisboa: Verbo, 1980.
DUARTE. Lélin Parreira. Apostila do Curso Modernidade e Fingimento em Fernando Pessoa e MÁrio de Sá-Carneiro. Belo Horizonte: PUC Minas, 1 996.
MELLER, Vilson Brunel (Org.). Fernando Pessoa - estudos críticos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1985.
PESSOA. Fernando. Obras em prosa (Org. Cleonice Berardinelli ). Rio de Janeiro: Aguilar. 1974.
PESSOA. Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguillar, 1995. SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa, o poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.