A alma caboverdeana através do livro Mornas de Eugénio Tavares
Keywords:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaAbstract
Amorna, gênero poético-musical de Cabo-Verde surgiu entre os
séculos XVIII e XIX e é, provavelmente, originária da ilha da
Boa Vista. Acompanhada por instrumentos de corda, principalmente
pelo violão, a morna revela temas sentimentais, tais
como: o amor, a partida, a saudade e a insularidade. Trataremos
aqui, de um artigo publicado no jornal O Eco de Cabo-
-Verde, intitulado “A alma caboverdiana no livro Mornas de
Eugénio Tavares”, escrito por Afonso Correia no ano de 1934.
Dele destacaremos e discutiremos a importância da morna e
do poeta Eugénio Tavares no cenário cultural cabo-verdiano da
década de 1930. Assim, analisaremos uma das críticas sobre o
livro mais relevante de Eugénio Tavares, problematizando as
questões sobre a morna e a reunião de características próprias
da nacionalidade por meio da literatura.
Palavras-chave: Morna; Eugênio Tavares; Cabo Verde; Literatura.
Downloads
References
ALFAMA, José Bernardo. Canções crioulas e músicas populares de
Cabo Verde. Lisboa: Imprensa Commercial, 1910.
BHABHA, Homi K. Da Mímica e do Homem – a ambivalência do discurso colonial. In: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CARDOSO, Pedro. Folclore caboverdiano. Lisboa, Edição da Solidariedade
Caboverdiana de Paris (1932) 1983.
CORREIA, Afonso. A alma caboverdeana através do livro Mornas de
Eugénio Tavares. In: O eco de Cabo-Verde. Praia, 28 de Fevereiro de
TAVARES, Eugénio. Mornas: Canzoni Creole. Nápolis: Guida, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.