A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
Keywords:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaAbstract
Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições ao
ensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemos
o nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientes
virtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos um
estudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribui
à leitura no processo de construção do seu conhecimento. Como
metodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunos
de duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraram
que um número considerável de alunos já reconhece a leitura
hipertextual como uma importante ferramenta em seu processo de
formação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores na
exploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.
Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens
e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem.
Educação e pesquisa, Dez 2003, vol.29, nº 2, p. 327-340.
ANUÁRIO BRASILEIRO ESTATÍSTICO DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA. Pesquisa 2008. Disponível em: <http://www.abraEAD.
com.br/>. Acesso em: 01 ago. 2009.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 4. ed. São Paulo: Autores
associados, 2003. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Decreto Lei nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).
COSCARELLI, Carla Viana. Da leitura de hipertexto: um diálogo
com Rouet et al. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES,
Bernadete (Orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a
linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 109-123.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2000.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 7.
ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.
LANDOW, George P. Hypertext 2.0. Hypertext: the convergence of
contemporary Critical Theory and technology. Maryland: The John
Hopkins University Press, 1997.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento
na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de
Janeiro: 1993.
PINHEIRO. C. P. Estratégias de leitura para a compreensão de
hipertextos. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES,
Bernadete (Orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a
linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 131-146.
RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto. Trabalho apresentado
no GT Hipertexto: que texto é esse? SIMPÓSIO NACIONAL DE
LETRAS E LINGUÍSTICA. 11. Simpósio Internacional de letras e
linguística. 1. Uberlândia, nov. 2006. Disponível em: < http://www.
ufpe.br/nehte/artigos/ Leituras>. Acesso em: 19 ago. 2009.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: letramento e novos suportes de
leitura e de escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana
Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades
pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 125-150.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na
cibercultura. Educ. Soc., v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. ISSN
-7330. Disponível em: <http://www.scielo.br >. Acesso em: 07
jul. 2007.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling, 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto: ampliando links para
Linguística, Literatura e Educação. ENCONTRO NACIONAL
SOBRE HIPERTEXTO. 2. Série Hipertexto 2007. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=HNu4xg6NeHM> Acesso em:
out. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.