Saúde Mental em tempos de Sorôco e possibilidades na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p160Keywords:
Guimarães Rosa. Drogadição. Reforma Psiquiátrica. Soluções singulares.Abstract
Este texto objetiva considerar que, diferentemente do vivenciado em tempos passados, mudanças ocorrem nas práticas em Saúde Mental que possibilitam saídas para o sujeito encarcerado no mundo das drogas. Elas contam com possibilidades desse próprio sujeito e com a entrada em cena de outros atores sociais, indo além do instituído pelas políticas públicas, como a Reforma Psiquiátrica, e pelo saber profissional, surpreendendo com invenções que só acontecem quando se abre para o inusitado e se desprende
do enraizamento aos mesmos paradigmas. Ilustra-o um caso clínico atendido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Coronel Fabriciano-MG, que encontra sua própria saída seguindo os postulados usados pela equipe de saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), saberes construídos em parceria inédita entre aquele movimento e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Escola de Saúde Pública. Traçase um paralelo entre o paradigmático caso da internação manicomial da mãe e filha de Sorôco, personagens de João Guimarães Rosa, em seu livro Primeiras estórias, em que o determinismo da única e imposta saída são percebidos de forma avassaladora, tanto pelos protagonistas como pelo povo do local, comparando-se com as possibilidades contemporâneas. Diversificação das saídas permitem ampliação dos recursos, facilitando ao sujeito a localização de seu papel singular, encontrando respostas únicas, originais, abrindo outros espaços psíquicos possíveis, para além do que nos foi retratado pelo poeta. Aborda também a capacidade de interposição do saber profissional entre o sujeito e suas saídas, por estarem estas fora do instituído como saber legítimo.
Palavras-chave: Guimarães Rosa. Drogadição. Reforma Psiquiátrica. Soluções singulares.
Downloads
References
MINAS GERAIS. Cuidados em saúde mental: diálogos entre o MST e o SUS. Belo Horizonte: ESP-MG, 2014.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em saúde mental. Organização de Marta Elizabeth de Souza. 2.ed. Belo Horizonte: SES, 2007
ROSA, João Guimarães. Grandes sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ROSA, João Guimarães. Sorôco, sua mãe, sua filha. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.