A paisagem de Guimarães Rosa: o espaço geográfico como representação da alma do homem sertanejo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p62Keywords:
Guimarães Rosa. Paisagem. Sertão. Representação.Abstract
As questões espaciais no trabalho de Guimarães Rosa são tão relevantes quanto os outros elementos, como os personagens, o tempo, o enredo etc., pois são fundamentais para o desenvolvimento das situações trágicas, cômicas, dramáticas, fantásticas, românticas e amorosas da sua prosa. O trabalho objetiva discutir, através da análise dos contos “Os irmãos Dagobé” e “Sarapalha”, com o apoio de alguns teóricos e do dicionário de símbolos, o quanto a personalidade, valores, relações e atitudes dos personagens estão interligados ao sertão e a suas particularidades regionais, assim como as mudanças internas estão vinculadas diretamente a transformações externas. Os contos adotados para estudo, um de narrativa curta e outro de narrativa mais extensa possuem formas diferentes de mostrar o quanto o sertão tem uma forma particular de penetrar a alma do indivíduo e determinar o rumo das perspectivas inerentes ao homem, como sobrevivência, abandono, solidão e a linha tênue entre a vida e a morte.
Palavras-Chave: Guimarães Rosa. Paisagem. Sertão. Representação.
Downloads
References
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Coordenação de Carlos Sussekind. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim e Lúcia Melim. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1999.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1974
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. Volume VI, parte III/ Relações e perspectivas. 3 ed. revista e atualizada. José Olympio Editora: Rio de Janeiro/Niterói
MELO. Vera Mayrinch. Paisagem e simbolismo. In Paisagem, imaginário e espaço. Organizadores, Zeny Eosendahl, Roberto Lobato Corrêa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.
ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.