Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentada
nos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).
Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum.
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