Texto, têxtil, tátil, transatlântico: o corpo, o território e a violência encenada pelo vestuário em literaturas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2020n36p80-92Palavras-chave:
Literatura. Sociedade. Moda. Violência. Leitura.Resumo
Em muitas leituras literárias, é possível notar que o corpo e o vestuário estão entrelaçados como encenadores de relações sociais através das personagens. Neste artigo, tenho o intuito de convidar tais leitores a observar como três específicas peças de vestuário orquestram cenas de violências sofridas pelos corpos das protagonistas em três diversos territórios demarcados por tempo histórico e recorte social. Para isso, realizo a análise-navegação de três contos: Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos, de Luandino Vieira; Socorrinho, de Marcelino Freire; Branca de Neve, de Lídia Jorge. Assim, tem-se Angola, Brasil e Portugal como localizações geográficas das quais se delineiam os territórios. A bagagem teórica perpassa estudos sobre leitura literária, linguística, relações sociais de poder e força, História, geopolítica e sociologia da moda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.