Vozes ininteligíveis e silêncios orais: epistemologias do Sul em Rap global

Autores

  • Jefferson Ubiratan de Araújo Medeiros https://orcid.org/0000-0003-0422-1268

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2020n36p9-22

Palavras-chave:

Rap global, Boaventura de Sousa Santos, . Encenação enunciativa, Geografias discursivas, Epistemologias do Sul

Resumo

Rap global (OESTE [SANTOS] 2010) é um livro de poemas publicado por Boaventura de Sousa Santos sob o pseudônimo de Queni N. S. L. Oeste. O meu intento nesse artigo é compreender, por meio da leitura e fruição desse objeto literário, como se dá o seu processo de instanciação e encenação enunciativa. Defendo que tal processo, na obra em foco, engendra a produção de geografias discursivas. A partir do exame de alguns trechos do rapoema de Santos pretendo evidenciar a relação de tais geografias com os conceitos cunhados pelo sociólogo, a saber, a “tradução intercultural” e a “ecologia de saberes”, ambos integrados às “epistemologias do sul”, do sociólogo português.

Palavras-chave: Rap global. Boaventura de Sousa Santos. Encenação enunciativa. Geografias discursivas. Epistemologias do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Medeiros, J. U. de A. (2020). Vozes ininteligíveis e silêncios orais: epistemologias do Sul em Rap global. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (36), 9–22. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2020n36p9-22