Masala:

a jornada de construção de um herói preto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n43p261-279

Palavras-chave:

herói preto, banda desenhada, masala, identidade

Resumo

A palavra herói deriva do grego hḗrōs, aludindo a uma figura ambivalente, que reúne características e/ou potencialidades, como: coragem, sabedoria e força física. De acordo com “[a] Jornada do herói”, de Joseph Campbell (1989), tal processo apresenta uma complexidade psicológica, social e étnica, configurada em uma fraqueza, uma limitação no protagonista da história. Nesse contexto, as Histórias em Quadrinhos (HQ) ou as Bandas Desenhadas (BD), por meio da criação literária, expressam os anseios da imaginação, o fazer ficcional e o papel do mito na construção de heróis em sociedades variadas. Conforme Clyde W. Ford (2000), o herói preto representa a luta pela liberdade, por justiça e por autonomia, em um contexto de supremacia branca, se torna fundamental que heróis e heroínas em diáspora, possam fazer referência aos mitos e às lendas criados e proferidos por seus ancestrais. Assim, buscamos analisar a hibridização em consonância com a reciclagem na figura do herói tendo como base a BD angolana, Masala, o leopardo: um passo para a liberdade (1989), de Lito Silva. Como zonas de fronteira apontamos aproximações em relação a conceitos de “Heroísmo” e “Identidade” segundo perspectivas de Adichie (2019), hooks (2019), Hall (2006), Ford (2000) e Campbell (1989), em diálogo com a remediação ressignificada de “Necropolítica” de Mbembe (2018). Dessa maneira, propomos ponderar como a BD, considerando tanto os encontros como os desencontros. delineia o herói, tendo em vista seu período historiográfico de criação e os elementos verbais e não verbais que compõem a história repetindo o ideário de um herói europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Luiza de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduada em Ciência e Tecnologia e atualmente é graduanda em Engenharia Química (2020) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. 

Roberta Maria Ferreira Alves , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas literaturas, atuando principalmente em literatura comparada, semiótica, tradução, análise crítica e análise da narrativa. Mestrado e Doutorado Pós-doutorado em Literaturas de língua portuguesa. Professora de Magistério Superior na UFVJM no Bacharelado de Ciências e Tecnologia na área de Humanidades. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudo Estéticas Diaspóricas (GEED) e membro da Comissão Editorial do literÁfricas.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Souza, M. L. de ., & Alves , R. M. F. (2023). Masala: : a jornada de construção de um herói preto. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (43), 261–279. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n43p261-279

Edição

Seção

Dossiê temático: Crises, nós, fronteiras