Ambiguidade e desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans:
uma análise de “grau”
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n46p95-112Palavras-chave:
Ambiguidade, Desambiguização, Polissemia, Homonímia, Anomalia semânticaResumo
Neste artigo, analisamos a possibilidade de ambiguidade e de desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans a partir do item lexical grau, que pode apresentar vários significados, o que gera diversas interpretações possíveis. Para a realização desta análise, fundamentamo-nos em Mari (2024), que explora a homonímia e a polissemia, bem como a redução sêmica; Katz (1977) e Katz (1982), os quais tratam do conceito de ambiguidades fonológica, sintática e semântica e anomalia semântica; e Greimas (1973), que aborda as semelhanças e as diferenças dos termos-objetos. Como objetivo geral, visamos a explorar tanto a ambiguidade quanto a desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans. Já como objetivos específicos, propomos analisar as relações homonímicas e polissêmicas em algumas palavras na propaganda que geram a possibilidade de ambiguidade; verificar de que modo a ambiguidade pode ocorrer na propaganda; e, por fim, demonstrar como a desambiguização pode ser aplicada para demonstrar, que, na verdade, não se trata de ambiguidade quando se leva em consideração todo o enunciado e o contexto. Como principal resultado, foi possível constatar que, em alguns casos, o significante grau não produz, de fato, ambiguidade dado o contexto em que a palavra está inserida, enquanto, em outro caso, evidencia-se ambiguidade em razão de aquela palavra apresentar mais de um significado, sem haver anomalia semântica, o que possibilita mais de uma interpretação aceitável e, por conseguinte, ambiguidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.