Ambiguidade e desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans:

uma análise de “grau”

Autores

  • Leandro Martins de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n46p95-112

Palavras-chave:

Ambiguidade, Desambiguização, Polissemia, Homonímia, Anomalia semântica

Resumo

Neste artigo, analisamos a possibilidade de ambiguidade e de desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans a partir do item lexical grau, que pode apresentar vários significados, o que gera diversas interpretações possíveis. Para a realização desta análise, fundamentamo-nos em Mari (2024), que explora a homonímia e a polissemia, bem como a redução sêmica; Katz (1977) e Katz (1982), os quais tratam do conceito de ambiguidades fonológica, sintática e semântica e anomalia semântica; e Greimas (1973), que aborda as semelhanças e as diferenças dos termos-objetos. Como objetivo geral, visamos a explorar tanto a ambiguidade quanto a desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans. Já como objetivos específicos, propomos analisar as relações homonímicas e polissêmicas em algumas palavras na propaganda que geram a possibilidade de ambiguidade; verificar de que modo a ambiguidade pode ocorrer na propaganda; e, por fim, demonstrar como a desambiguização pode ser aplicada para demonstrar, que, na verdade, não se trata de ambiguidade quando se leva em consideração todo o enunciado e o contexto. Como principal resultado, foi possível constatar que, em alguns casos, o significante grau não produz, de fato, ambiguidade dado o contexto em que a palavra está inserida, enquanto, em outro caso, evidencia-se ambiguidade em razão de aquela palavra apresentar mais de um significado, sem haver anomalia semântica, o que possibilita mais de uma interpretação aceitável e, por conseguinte, ambiguidade.

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Biografia do Autor

Leandro Martins de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Sousa, L. M. de . (2024). Ambiguidade e desambiguização na propaganda da Ótica Chilli Beans:: uma análise de “grau”. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (46), 95–112. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n46p95-112