Configurações espaciais nos romances Capitães da areia e Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autores

  • Bruno Henrique Muniz Souza PUC Minas
  • Vinícius Lourenço Linhares PUC Minas

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

este artigo é fruto de um estudo realizado sobre espaço e
polifonia no gênero romance, com especial atenção para
duas obras da literatura brasileira: Memórias póstumas
de Brás Cubas, de Machado de Assis e Capitães da
areia, de Jorge Amado. Tais obras têm em comum o
espaço da rua tomado como fruto das inter-relações das
personagens. Em vista disso, para a realização de nosso
estudo, tomamos emprestados conceitos de espaço
propostos pelos geógrafos Soja (2003) e Santos (1997),
o de enunciação proposto por Benveniste (1989), bem
como os conceitos de polifonia e gêneros discursivos de
Bakhtin (1993, 2003). Feito isso, analisamos algumas
cenas dos romances, buscando evidenciar possíveis
efeitos de sentido que são engendrados a partir de
recursos discursivos mobilizados pelo autor empírico na
arquitetura das cenas que escolhemos para análise.

Palavras-chave: Enunciação. Espaço. Polifonia.
Romance. Rua.

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Referências

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Paulo: Sol90, 2004

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Publicado

2014-11-21

Como Citar

Souza, B. H. M., & Linhares, V. L. (2014). Configurações espaciais nos romances Capitães da areia e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (24), 32–47. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/8633