A África Antiga sob a ótica dos clássicos gregos e o viés africanista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p20-38

Palavras-chave:

Afrocentrismo, Historiografia, Antiguidade.

Resumo

A Lei n.º 10.639/2003 foi resultado do empenho de pesquisadores, professores e educadores africanistas, conscientes da necessidade de inserir o tema de forma inclusiva junto à sociedade brasileira. Por meio de citações provenientes dos clássicos gregos, podemos cotejar informações sobre parte da África e estabelecer uma abordagem comparativa entre a cultura helênica e a dos negros africanos conhecidos pelos antigos gregos. Os vestígios textuais e a cultura material, ambos associados às historiografias antiga e atual, nos permitem focalizar a África Antiga sob o viés afrocentrista. O tema transita pela atualidade, suscita questões e debates, assim como nos traz à tona a história da antiguidade africana como tema de pesquisa inserida na disciplina de História Antiga.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Candido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui como formação Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia, Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Graduação em História/UFRJ e Comunicação Social/Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ. Tem experiência na área de História, Filosofia, Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos. Atua na orientação de alunos de Graduação, da Especialização e da Pós-Graduação em História Antiga, participa ativamente de congresso Nacionais e Internacionais relacionado as Ciências Humanas e, detêm publicações de artigos em revistas e coletâneas de livros internacionais como no Coimbra, Chile, México e Cuba.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

CANDIDO, Maria Regina. A África Antiga sob a ótica dos clássicos gregos e o viés africanista. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 19, n. 30, p. 20–38, 2018. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p20-38. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/15945. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Artigos: História e Historiadores