A África Antiga sob a ótica dos clássicos gregos e o viés africanista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p20-38

Palabras clave:

Afrocentrismo, Historiografia, Antiguidade.

Resumen

A Lei n.º 10.639/2003 foi resultado do empenho de pesquisadores, professores e educadores africanistas, conscientes da necessidade de inserir o tema de forma inclusiva junto à sociedade brasileira. Por meio de citações provenientes dos clássicos gregos, podemos cotejar informações sobre parte da África e estabelecer uma abordagem comparativa entre a cultura helênica e a dos negros africanos conhecidos pelos antigos gregos. Os vestígios textuais e a cultura material, ambos associados às historiografias antiga e atual, nos permitem focalizar a África Antiga sob o viés afrocentrista. O tema transita pela atualidade, suscita questões e debates, assim como nos traz à tona a história da antiguidade africana como tema de pesquisa inserida na disciplina de História Antiga.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Regina Candido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui como formação Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia, Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Graduação em História/UFRJ e Comunicação Social/Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ. Tem experiência na área de História, Filosofia, Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos. Atua na orientação de alunos de Graduação, da Especialização e da Pós-Graduação em História Antiga, participa ativamente de congresso Nacionais e Internacionais relacionado as Ciências Humanas e, detêm publicações de artigos em revistas e coletâneas de livros internacionais como no Coimbra, Chile, México e Cuba.

Publicado

2018-07-29

Cómo citar

CANDIDO, Maria Regina. A África Antiga sob a ótica dos clássicos gregos e o viés africanista. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 19, n. 30, p. 20–38, 2018. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p20-38. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/15945. Acesso em: 29 ago. 2025.

Número

Sección

Dossier - Artículos: Historia e historiadores