Para uma historiografia do operariado de Alagoas
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p255-274Mots-clés :
Historiografia, Operariado, Alagoas.Résumé
O seguinte artigo busca apresentar um panorama sobre a construção historiográfica a respeito do operariado alagoano, compreendida entre fins da década de 1980 e a atualidade. Para isso, indica a produção acadêmica de três diferentes gerações de estudiosos, bem como o perfil de cada uma delas, sinalizando os avanços nas pesquisas e continuidades entre as gerações. Além disso, discorre sobre números que identificam significativo crescimento de produção nesta temática, comparando-a inclusive com outras regiões do país. Destaca também a importância da produção fílmica e documental sobre o operariado em Alagoas. Compreende, por fim, que estes estudos têm contribuído para desmistificar uma perspectiva presente ainda no imaginário coletivo que entende Alagoas apenas como espaço construído historicamente sobre o grande latifúndio, na medida em que aponta para a existência de experiências fabris e trajetórias políticas conectadas com o processo de modernização brasileira ao longo do século XX.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".