Para uma historiografia do operariado de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p255-274Palabras clave:
Historiografia, Operariado, Alagoas.Resumen
O seguinte artigo busca apresentar um panorama sobre a construção historiográfica a respeito do operariado alagoano, compreendida entre fins da década de 1980 e a atualidade. Para isso, indica a produção acadêmica de três diferentes gerações de estudiosos, bem como o perfil de cada uma delas, sinalizando os avanços nas pesquisas e continuidades entre as gerações. Além disso, discorre sobre números que identificam significativo crescimento de produção nesta temática, comparando-a inclusive com outras regiões do país. Destaca também a importância da produção fílmica e documental sobre o operariado em Alagoas. Compreende, por fim, que estes estudos têm contribuído para desmistificar uma perspectiva presente ainda no imaginário coletivo que entende Alagoas apenas como espaço construído historicamente sobre o grande latifúndio, na medida em que aponta para a existência de experiências fabris e trajetórias políticas conectadas com o processo de modernização brasileira ao longo do século XX.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".