Herança negra de liberdade e exclusão

Autores

  • Yonne de Souza Grossi PUC Minas
  • Fábio Martins UFMG

Resumo

Este fragmento é parte integrante de um projeto de pesquisa que já produziu outros trabalhos publicados. O tema refere-se a uma fazenda mineira do século XIX, doada a escravos, em testamento. Este artigo constrói uma memória da vida quotidiana da fazenda, expressando o imaginário presente nos relatos pessoais dos descendentes de escravos. A figura mítica da ex-proprietária Constança tece a trama da narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonne de Souza Grossi, PUC Minas

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) . Atualmente é Prof assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Membro de corpo editorial do Radio em Revista. Tem experiência na área de Ciência Política , com ênfase em Teoria Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: POLITICA, lLuta de Classe, Mineração.

Downloads

Publicado

1997-05-10

Como Citar

GROSSI, Yonne de Souza; MARTINS, Fábio. Herança negra de liberdade e exclusão. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 7–22, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1653. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)