Breve história da presença indígena no extremo sul baiano e a questão do território pataxó do Monte Pascoal

Autores

  • José Augusto Laranjeiras Sampaio Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Direito territorial, Preservação ambiental, Mobilização política

Resumo

O artigo descreve a relação histórica dos Pataxós da aldeia de Barra Velha com a região do Monte Pascoal, objetivando compreender o panorama indígena atual em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Essa relação culmina com a ocupação pacífica do Parque Nacional do Monte Pascoal por centenas de índios em 19 de agosto de 1999, que passam a controlar a área, designando-a “Terra Pataxó do Monte Pascoal”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Laranjeiras Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981) , especialização em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e mestrado em Mestrado em Antropologia Social pela Museu Nacional - UFRJ (1983) . Atualmente é Professor da Universidade do Estado da Bahia e Pesquisador Associado da Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro - UFBA.

Downloads

Publicado

2000-11-19

Como Citar

SAMPAIO, José Augusto Laranjeiras. Breve história da presença indígena no extremo sul baiano e a questão do território pataxó do Monte Pascoal. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 5, n. 6, p. 31–46, 2000. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1703. Acesso em: 11 set. 2025.

Edição

Seção

Temática livre