Breve história da presença indígena no extremo sul baiano e a questão do território pataxó do Monte Pascoal

Autores/as

  • José Augusto Laranjeiras Sampaio Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Direito territorial, Preservação ambiental, Mobilização política

Resumen

O artigo descreve a relação histórica dos Pataxós da aldeia de Barra Velha com a região do Monte Pascoal, objetivando compreender o panorama indígena atual em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Essa relação culmina com a ocupação pacífica do Parque Nacional do Monte Pascoal por centenas de índios em 19 de agosto de 1999, que passam a controlar a área, designando-a “Terra Pataxó do Monte Pascoal”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Augusto Laranjeiras Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981) , especialização em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e mestrado em Mestrado em Antropologia Social pela Museu Nacional - UFRJ (1983) . Atualmente é Professor da Universidade do Estado da Bahia e Pesquisador Associado da Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro - UFBA.

Publicado

2000-11-19

Cómo citar

SAMPAIO, José Augusto Laranjeiras. Breve história da presença indígena no extremo sul baiano e a questão do território pataxó do Monte Pascoal. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 5, n. 6, p. 31–46, 2000. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1703. Acesso em: 11 sep. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos