Carceragem e corrupção administrativa no Setecentos mineiro

Autores/as

  • Liana Maria Reis PUC Minas

Palabras clave:

Carceragem, Século XVIII, Administração colonial, Minas Gerais.

Resumen

O artigo objetiva apontar alguns aspectos do funcionamento do sistema carcerário e da corrupção administrativa na capitania das Minas Gerais no século XVIII, através da documentação oficial, e que envolviam a prisão e manutenção dos presos nas cadeias. O estudo revela as alianças e níveis de tensão originados das relações entre os carcereiros com os administradores metropolitanos e com indivíduos de outros segmentos sociais, como escravos e senhores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liana Maria Reis, PUC Minas

Liana Maria Reis

possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é membro do conselho consultivo das Revistas - Cadernos de História PUCMinas, - Revista CRONOS - Pedro Leopoldo MG e - Revista Vivência - UFRN. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: minas gerais, setecentos, representações, escravidão,colônia, Império e africanos.

Publicado

2005-11-23

Cómo citar

REIS, Liana Maria. Carceragem e corrupção administrativa no Setecentos mineiro. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 7, n. 8, p. 46–56, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1717. Acesso em: 20 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos